ESCIII

Após passar pela Unicamp e pela PUC-Rio, a próxima edição do ESC será realizada na UFRJ, campus da Praia Vermelha.
O encontro propõe como tema o Espectro Livre, sua viabilidade técnica e suas potencialidades de desenvolvimento local e autônomo de comunicação digital. Atentas à necessidade de atualização das políticas públicas na era digital, as discussões serão fomentadas por pesquisadores, comunicadores comunitários, juristas e ativistas que terão por missão informar e debater os aspectos técnicos, sociais e jurídico-políticos que envolvem uma gestão mais inteligente do uso do espectro. Amparado na necessidade de regulamentação do Art. 223 da Constituição Federal Brasileira, de 1988, e inspirando-se em nossos vizinhos como Argentina, Uruguai, Equador e também a Venezuela, que promoveram a divisão do Espectro como política de complementaridade entre os serviços público, privado e estatal de comunicação social.
O seminário pretende apontar possibilidades ainda pouco exploradas no Brasil, e que poderiam, investindo no potencial inovador e colaborativo experimentado com as novas tecnologias, contribuir para um novo modelo de comunicação mais democrático e socialmente relevante. O evento tem ainda como objetivo retomar a discussão sobre o rádio digital no Brasil, que começou a ser pensado e testado em meados da década de 2000, mas apenas em março de 2010, o Ministro das Comunicações Hélio Costa publicou a portaria 290 instituindo o Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SRDB), apresentando os pré-requisitos que o sistema deveria atender. Atualmente, dois padrões de rádio digital estão sendo considerados para servir como base técnica para o SBRD: o DRM e o HDRadio.

Entrada Franca.

Mais informações em: espectrolivre.org
Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (CFCH) UFRJ, Praia Vermelha Rio de Janeiro, RJ
Inscrições: http://espectrolivre.org/inscricao-gratuita/

Categorias: Divulgação

Sobre Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.
  • RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Posts Populares

Remote Desktop via W

Recentemente precisei usar o Remote Desktop do Windows para acessar ...

Extraindo textos a p

Realizando um atendimento (quem lê até pensa que sou médica ...

À caça de um Malwa

Escrevendo novos posts até tarde da noite, divulgando e acompanhando ...

Erro no "apt-get upd

Essa é mais uma daquelas histórias em que a simples ...

Mulheres em moviment

Neste último domingo consegui realizar um grande desejo, participar de ...