LibreOffice Magazine 9

Postado por Carol Souza 0 Comentários

capa-09

Bom para tudo, bom para todos

A cada atualização do LibreOffice e descobrindo o que é possível fazer com ele através dos artigos e dicas que veiculamos a cada bimestre, não podemos deixar de parafrasear o slogan de uma entidade bancária, acrescentando mais alguma coisa: “O LibreOffice é bom para tudo e é bom para todos”.

Convite de casamento, planilhas com qualidade, sublinhado colorido em textos, prefixo personalizado para novas planilhas, remover fundo branco de imagens JPEG, são as dicas e tutoriais do LibreOffice escritas por pessoas que apoiam a ferramenta e que, não se furtam de repassar conhecimento e que nos permitem perceber a qualidade e facilidade de se trabalhar com essa ferramenta. Além de estar constantemente em desenvolvimento, como você pode ver no artigo sobre as novidades da versão 4.2, tem fãs que não se abstêm de dar o seu recado, na nova seção que você verá nessa edição. “Dê o seu recado” é para dizer o que de bom você percebe no LibreOffice.

E além de usuários satisfeitos, temos um artigo sobre um projeto de Estado, que possibilitou ao LibreOffice ser homologado como aplicativo padrão a ser utilizado nos órgãos de governo do Rio Grande do Sul. Aos alunos e pesquisadores que necessitam acessar plataformas de artigos científicos apresentamos o Zotero – um plugin para os navegadores Firefox e Chrome e que se integram ao LibreOffice para criar e organizar bibliotecas de artigos virtuais, além de gerar referências bibliográficas, de acordo com os critérios da ABNT.

E um assunto do momento é tratado com a apresentação da Linux Sociall – uma rede social verde e amarela para amantes de software livre. E ao ler o artigo “As impressões de um novato sobre o RapsberryPi”, creio que vai despertar em você – como aconteceu comigo, a vontade e curiosidade de montar esse computador do tamanho de um cartão de crédito.

Você acha que a internet é vital para a democratização das comunicações? Leia o artigo que aborda esse tema e tire suas próprias conclusões. E para quem precisa de uma ferramenta para facilitar o gerenciamento de projetos, e que possibilite seguir as práticas do PMBOK apresentamos o ProjetLibre, que como o nome sugere, é software livre.

Aos colaboradores desta edição, citados no box ao lado, agradecemos por mais esse lançamento.

Vera Cavalcante

Download edição 09: https://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/Magazine/LM-ED09.pdf

Download demais edições: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/

FONTE: http://blog.pt-br.libreoffice.org/2014/02/21/libreoffice-magazine-9/

Categorias: Divulgação

Sobre Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.
  • RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Posts Populares

Remote Desktop via W

Recentemente precisei usar o Remote Desktop do Windows para acessar ...

Extraindo textos a p

Realizando um atendimento (quem lê até pensa que sou médica ...

À caça de um Malwa

Escrevendo novos posts até tarde da noite, divulgando e acompanhando ...

Erro no "apt-get upd

Essa é mais uma daquelas histórias em que a simples ...

Mulheres em moviment

Neste último domingo consegui realizar um grande desejo, participar de ...