Lançado o OpenSuse 12.3!

Postado por Carol Souza 0 Comentários

Oi pessoal, acabou de sair do forno a versão 12.3 do OpenSuse e quero compartilhar com vocês algumas das melhorias que esta versão trará. Quem curte baixar as RCs para testar (como eu), já percebeu que além do tradicional “tempero verde” da distribuição, temos muitas novidades na estrutura de inicialização, no gerenciamento de pacotes, nas Window Managers (KDE, Gnome, Xfce, awesome, Sawfish e Enlightenment 17) e a inclusão de ferramentas para trabalhar com nuvem, é a primeira versão do OpenSuse com esse ambiente.

Hoje, por volta das 11h, a versão foi liberada, alguns entusiastas da distro acompanharam a contagem regressiva nas redes sociais.

counter.opensuse.org

Como já se esperava, foi dada uma atenção maior aos detalhes, já que este foi o ciclo de lançamento mais curto da distribuição.

Retoque

openSUSE 12.3 concluiu a integração de systemd e proporciona uma melhor experiência de log do sistema com journald. O Gerenciamento de pacotes recebeu atenção especial para deixar as ferramentas gráficas trabalharem de forma mais confiável e um novo tema também traz uma experiência consistente de boot para desktop. O openSUSE mudou-se o tamanho de 1 GB para nossas Live images e a plataforma ARM fornece uma estável versao do openSUSE 12.3 para ARMv7 para esta arquitetura excitante enquanto um primeiro preview de imagens ARM 64bit também está disponível.

Polindo

Os últimos desktops trazem um polimento adicional para os usuários com muito manuseamento rápido metadados, novo gerenciamento de impressão e melhor integração do bluetooth e do KDE Plasma Desktop, GNOME Shell com suas notificações, uma melhor gestão de arquivos e conta também com a integração para o MS Exchange.

Características inovadoras

openSUSE 12.3 traz novas tecnologias para usuários como a inclusão de PostgreSQL 9.2 que vem com suporte nativo JSON (estilo NoSQL). O MariaDB tornou-se o padrão ao invés do MySQL. Esta é a primeira versão do openSUSE com OpenStack um completo “Folsom” para os fãs de nuvem e esta estreiando o lançamento do E17 como desktop e gerenciadores de janelas impressionantes.

Avançando

openSUSE avança com a inclusão de aplicativos atualizados. DigiKam 3.0 vem com capacidades muito expandidos para processamento em lote de imagens e novos filtros e melhorias com plugins; as principais aplicações PIM receberam atualizações com a evolução, uma pasta de pesquisa automaticamente atualizada e verificação ortográfica, um filtro rápido do Kontact pesquisa os conteúdos de e-mail e tem um editor melhorado. As ferramentas de desenvolvimento como o KDevelop, MonoDevelop e Valgrind tem apoio Android preliminar; bibliotecas de desenvolvimento, como GTK3 e plataforma de desenvolvimento do KDE estão incluídos com o novo lançamento. Esta versão também traz suporte adequado a UEFI para hardware x86_64 e experimental suporte para hardware Secure Boot habilitado.

Para os usuários

No KDE temos melhorias no KWin, na gestão de impressoras e finalmente um gerenciador de atualizações (apper 0.8) mais robusto e confiável. No Gnome houve uma melhora na bandeja de notificações e no layout do Nautilus. No Xfce o gerenciador de arquivos agora vem com abas, foram incluídos na versão 12.3 o Sawfish e o awesome como mais duas opções de gerenciadores de janela.

Para os admins

Temos melhorias na área de virtualização graças as atualizações do Virtualbox, KVM e QEMU. Como já comentado a cima, o MariaDB tornou-se o padrão no lugar do MySQL e o mais esperado, a inclusão de pacotes completos para o OpenStack (plataforma de computação em nuvem).

Aqui estão algumas das novidades, mais informações podem ser encontradas em: http://en.opensuse.org/Release_announcement

O link para download do openSuse 12.3 é esse aqui: http://software.opensuse.org/123/en

Para aqueles que estiverem na versão 12.2, é possível fazer um upgrade para a 12.3 seguindo o post que escrevi Upgrade OpenSUSE 11.0 -> 11.1 basta mudar o número da versão ao executar os comandos.

OpenSUSE

Categorias: Divulgação, Eventos

Sobre Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.
  • RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Posts Populares

Remote Desktop via W

Recentemente precisei usar o Remote Desktop do Windows para acessar ...

Extraindo textos a p

Realizando um atendimento (quem lê até pensa que sou médica ...

À caça de um Malwa

Escrevendo novos posts até tarde da noite, divulgando e acompanhando ...

Erro no "apt-get upd

Essa é mais uma daquelas histórias em que a simples ...

Mulheres em moviment

Neste último domingo consegui realizar um grande desejo, participar de ...