Caroline… Carolzinha… ou simplesmente Carol!

Comece pelo simples e não pare de tentar.

O que dizer da minha primeira visita ao Latinoware?
Pra começar, muito bom poder conhecer pessoas e rever amigos, o que aliás está virando uma marca em eventos de tecnologia, né! Gente se esbarrando num evento aqui, num stand ali, num saguão de aeroporto acolá… e o que falar das redes sociais?
O que não faltaram foram maneiras de interagir com as pessoas. Uma estrutura de internet sem fio de tirar o chapéu e vários painéis digitais colocados em frente as salas de palestras mostravam as mensagens postadas no twitter com a hastag #latinoware e toda a programação do dia. Apesar de não estar sincronizado com o horário.

Painéis digitais.

Numa edição recorde de público, o assunto mais abordado na cerimônia de abertura foi a sustentabilidade.
Ao invés de utilizar material impresso, o evento pensou numa forma diferente de distribuir informativos, folders e etc, disponibilizando de maneira digital!


Isso mesmo!! Estão vendo esse aparelhinho na foto a cima que mais parece um controle de alarme de carro, pois então, com esse aparelhinho era possível obter informações do stand visitado, bastando pra isso aportá-lo para o terminal preso na parede do stand. Essas informações eram enviadas para o seu e-mail (aquele usado para se cadastrar no evento).

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas cadê as palestras?

Pois bem, a primeira palestra que assisti foi sobre Segurança de cartões de modalidades de fraudes: desafios e propostas de solução.
Muito bacana conhecer os antigos métodos de fraudes de cartões, a evolução dessas técnicas e as metodologias de segurança implementadas pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de crédito e Serviços).
Site do projeto: www.abecs.org.br

Palestrante: Willian Okuhara Caprino

Cerimônia de abertura.

A cerimônia de abertura reuniu organizadores do evento, representantes do Governo e renomados incentivadores do Software Livre.

Voltando as palestras…

Fui assistir F13-CN: Gestão de Segurança de Conexões SSH, aliás ótima palestra, tava tão cheio que tive que sentar no chão.

Palestrante: Anahuac de Paula Gil

A idéia do F13-CN é atuar como um “proxy” SSH, implementando diversos tipos de controle sobre os acessos que os técnicos podem fazer nos servidores de uma empresa, garantindo segunça aos administrador da rede.
Foi apresentada a versão mais recente e as correções bugs implementadas, como por exemplo o armazenamento de arquivos com senha em texto plano, o acesso por ip (agora acessado por label), algumas correções no manual e alguns outros. Citei essas pois foram as que o amigo Laercio Mota – @laerciomasala (que está aqui comigo no Latinoware) reportou para o projeto. Grande contribuição para o projeto.
Site do projeto: http://f13-cn.f13.com.br

E por fim, assisti a palestra sobre FOG – No controle da Clonagem.

Palestrante: Duda Nogueira

Solução para criação de imagens de SO semelhante ao clonezilla, apresentando mais recursos e ferramentas para o manuseio de sistemas Linux e Windows.
Site do projeto: http://dudanogueira.com.br

O que não pude ver mas já fiquei sabendo que foi muito bom:
OpenStreetMap – http://www.latinoware.org/en/node/201
LibreOffice – http://www.latinoware.org/en/node/199

Fico por aqui, o segundo dia promete!! 😉

Fonte:
http://www.latinoware.org/en/node/203
http://www.latinoware.org/en/node/192

Latinoware 2011 – Parte 2
Latinoware 2011 – Parte 3

Categorias: Cobertura de Eventos

Sobre Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.

Posts Populares

Remote Desktop via W

Recentemente precisei usar o Remote Desktop do Windows para acessar ...

Extraindo textos a p

Realizando um atendimento (quem lê até pensa que sou médica ...

À caça de um Malwa

Escrevendo novos posts até tarde da noite, divulgando e acompanhando ...

Erro no "apt-get upd

Essa é mais uma daquelas histórias em que a simples ...

Mulheres em moviment

Neste último domingo consegui realizar um grande desejo, participar de ...