Equipamento que vai e volta do conserto diversas vezes, quem nunca passou por isso?
É aí que a paciência do cliente com você chega ao limite, junto a sua com o técnico. Resultado, passei algumas horinhas curtindo minha mais nova amiguinha de trabalho a HP P3005n e seu erro “49.4C02 Error Power off then on” ou “49.1C02 Error Power off then on”.
Alguns fóruns diziam que era problema na rede, outros que era problema na interface de rede da impressora, ou problema de memória e etc. Então fui direto ao básico, verificar a memória.
Por padrão esse modelo vem com 64MB de ram, com apenas um slot para expansão de memória. No meu caso já ocupado por um pente de 16MB.
Vamos ao checklist (todos os testes realizados em estações Linux):
Teste de impressão com o pente de memória -> Erro
Teste de impressão sem o pente de memória -> Erro
Teste de impressão via USB -> Não era exibida mensagem de erro
Teste de impressão via Ethernet -> Erro
Outra coisa interessante que percebi é que na maioria das vezes que o erro acontecia o documento enviado era um pdf (vindo do Acrobat Reader ou Okular).
No site da HP não obtive nenhuma resposta vinda diretamente do fabricante como um aviso ou recomendação do que fazer nesses casos, apenas informações de usuários dos produtos que contuibuem com suas experiências. Isso se tratando do modelo HP P3005n, pois para outros modelos havia muitas referência a esse código de erro.
Ou no máximo textos muito antigos onde a versão do firmware já não tinha nada a ver com a praticada atualmente.
Printing PDF files from Adobe Acrobat 8.X causes 49.4C02 errors
Como na grande maioria dos casos das impressoras que vi a HP recomendava a atualização do firmware, não custava nada tentar.
Obs.: Muito cuidado ao realizar esse procedimento, isso pode danificar o seu equipamento.
Utilitário para atualização do firmware (14 mar 2012): Download
Nessa hora não tive pra onde correr, fui para uma máquina windows mesmo, não quis arriscar usando wine ou similares, qualquer probleminha no processo de atualização e bye bye impressora.
O utilitário é bem simples e não tem mistério, basta selecionar a impressora (ela foi conectada ao computador por um cabo USB) e clicar em “Send Firmware”. Assim que ele terminar reinicie a impressora e tente imprimir, comigo funcionou perfeitamente.
Página de configuração antes da atualização, versão do firmware V.33.55.FF:
É interessante observar também que na linha STATUS a versão anterior apresentava um erro (não era sempre que isso acontecia).
Página de configuração após a atualização, versão do firmware V.33.60.FF:
Já na nova versão, mesmo reiniciando diversas vezes e imprimindo a mesma página de configuração o erro não é mais exibido.
Problema resolvido, hora de passar pra próxima tarefa! 😉
Fonte:
http://h30499.www3.hp.com/t5/Printers-LaserJet/I-recieve-error-code-49-4C02-from-my-HP3005N-printer/m-p/1163973#M190259
http://h30499.www3.hp.com/t5/Digital-Senders/Digital-Sender-9250c-error-49-4C02/td-p/5352935?jumpid=reg_r1002_usen