Hack’n Rio – 1º Dia

Postado por Carol Souza 9 Comentários

Após alguns eventos, posso dizer que esse era o mais esperado do ano pelo menos para os cariocas e com certeza cumpriu seu papel. Mostrou mais uma vez que o RJ pode organizar ótimos eventos, como já vem acontecendo com o FSLDC, o GNUGraf e outros.

Tive o privilégio de acompanhar bem de perto as semanas que antecederam o evento e vou compartilhar um pouquinho desses momentos com vocês. 😉

Preparar 4 laboratórios com quase 50 máquinas para os minicursos não é mole não, foi muito trabalhoso colocar tudo em ordem para o evento e ainda por cima com alguns contra-tempos de hardware, mas com a ajuda de uma galera nota 10 e o apoio de ótimos professores da UERJ deu tudo certo. Enquanto isso, alguns virando noite para preparar os kits dos participantes e palestrantes, preparar/imprimir programação, crachás, definir atividades de cada voluntário, configurar rede wi-fi para a galera utilizar durante o evento e n outras coisas que nunca paramos pra pensar na dificuldade que é preparar tudo isso. A conclusão que tiro disso tudo que vivenciei foi que a galera do Hack’n Rio deu um show!!

Hora de falar um pouco como foi o 1º Dia de evento.

Credenciamento

Um credenciamento bem organizado e tranquilo com a distribuição de um kit super bacana para os participantes. E a galera vestiu literalmente a camisa, muitos assim que recebiam o kit já tratavam de usar a camisa do evento e com orgulho desfilavam pela UERJ e arredores com ela. Esbarrei com muitos na rua nos intervalos de almoço e na saída.

Cerimônia de Abertura

Numa cerimônia de arrepiar, os organizadores mostraram toda a alegria de estar ali recebendo os participantes e contaram um pouquinho de tudo que passaram para tornar esse sonho realidade. Foi um dos momentos mais emocionantes do evento, Eliane Domingos, uma das organizadoras e muito elogiada durante os dois dias, não conseguiu conter as lágrimas e foi muito aplaudida.

Palestra: Integrando Python com Arduino com Álvaro Justin

Ótima palestra sobre Arduino, mostrando os diferentes tipos de placas, aplicabilidades, como iniciar nesse mundo e projetos muito interessantes feitos pelas turmas do curso de Arduino e pelo próprio Álvaro Justin. No momento mão-na-massa da palestra vimos alguns exemplos de código e o Arduino respondendo a que era solicitado. E o mais esperado, a integração com Python e seus benefícios.

Palestra: (In)Segurança em Smartphones com Android com Ricardo Galvão

Quem disse que seu Android está seguro? Como qualquer Sistema Operacional o Android está vulnerável à vírus e outras pragas, mas será que a situação está tão ruim quanto a mídia publica? Nessa palestra Ricardo Galvão mostra algumas notícias e boatos sobre a segurança em celulares com Android e bate um papo bem legal sobre as políticas de segurança da Google e de algumas empresas.

Palestra: LuaRocks – o gerenciador de pacotes para módulos Lua com Hisham Muhammad

Hisham nos mostra o que é o LuaRocks (um gerenciados de módulos “rocks” para o Lua), a facilidade de instalação e utilização. Num passo-a-passo bem explicativo vimos em poucos minutos o LuaRocks em ação.

Vídeo da palestra: LuaRocks – Gerenciador de Pacotes Ling. Lua

Palestra: Business Inteligence: Por que sua empresa ainda vai precisar dele? com Fabrício Mattos

Palestra sobre o que é e como utilizar o BI – Business Inteligence, relato de experiências de cases de uso de BI, utilizando exemplos da própria empresa do palestrante.

Vídeo da palestra: HacknRio 2011 – Palestra Business Inteligence

Palestra: Fail Over de Asterisk com Guilherme Nogueira e Cristiano Diedrich

O palestrante Guilherme Nogueira explica como funciona a solução FailOver com Asterisk usada na Rede Host e como melhorou a estrutura de comunicações da mesma.

Vídeo da palestra: HacknRio 2011 – Palestra FailOver com Asterisk

Palestra: Firewall e IDS em OpenBSD com André Mello e Daniel Lara

O palestrante Daniel mostra as diferenças entre o OpenBSD e o FreeBSD, as ventagens na escolha desta distribuição quanto a segurança robustez de um SO focado em redes e o trabalho em torno do projeto. Foram citados também o Packet Filter, o Snort e o Snort2PF.

Vídeo da palestra: HacknRio 2011 – Palestra Firewall em OpenBSD

Palestra: Desenvolvimento do Kernel Linux com David Emmerich Jourdain

O que posso dizer sobre a última palestra do dia, é que o David, membro fundador da Document Foundation, dá um show de conteúdo, didática e irreverência ao nos explicar como pode ser “simples” uma compilação de kernel. Em cerca de 1h ele preparou um ambiente para a compilação, mostrou diferentes ferramentas para o manuseio dos parâmetros do kernel, mostrou como adicionar patches e e claro como compilar.
O ponto forte da palestra foi quando ele mostrou os códigos Microsoft que estão no kernel e como surgiu a necessidades de desses códigos, isso é claro com uma “pitada” de brincadeiras que fez todos os participantes rirem bastante.

Vídeo da palestra: Desenvolvimento do Kernel Linux – Parte 1

Vídeo da palestra: Desenvolvimento do Kernel Linux – Parte 2

Categorias: Divulgação

Sobre Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.
  • parabéns pelo post !!! O evento foi perfeito, espero poder ajudar nas proximas edições

    • Anônimo

      Valeu!!

      Ainda não terminei, faltam alguns vídeos. hehe

      Vou publicar o post do segundo dia de evento tb com mais vídeos e fotos.

  • Cálcio

    Carol ficou DUCA o post.

    Bjks

    • Anônimo

      Valeu!!

  • Julio Neves

    Carol, estava fora do RJ na 6ª feira e não pude participar. Com seu relato apurado, mesmo atrasado, participei do 1º dia do evento. 😉

    • Anônimo

      Julio, fico muito feliz de saber que puder ajudar vc e tantos outros que não puderam estar no evento na sexta-feira.

      Logo, logo publico sobre o 2º dia do Hack’n Rio.

      Abraços.

  • Daniel Lara

     Parabens ficou bem Bagual mesmo

  • Daniel

    Desculpe carol, mas não achei uma outra maneira de te contactar.
    Achei seu site com um conteúdo bem interessante, relevante e de bom gosto. Tenho uma rede social em tecnologia que está crescendo e acredito que nossos sites podem complementar-se, se quiser podemos trocar links ou banners.Como nossa comunidade é aberta, você pode criar o conteúdo que quiser lá, divulgar seu site, participar, etc, sem problemas.Grande abraço e desculpe por qualquer incômodo.:: Social Bits :: Rede Social em Tecnologiahttp://www.socialbits.com.br

    • carolinux

      Valeu a dica, já me inscrevi! 😉

  • RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Posts Populares

Remote Desktop via W

Recentemente precisei usar o Remote Desktop do Windows para acessar ...

Extraindo textos a p

Realizando um atendimento (quem lê até pensa que sou médica ...

À caça de um Malwa

Escrevendo novos posts até tarde da noite, divulgando e acompanhando ...

Erro no "apt-get upd

Essa é mais uma daquelas histórias em que a simples ...

Mulheres em moviment

Neste último domingo consegui realizar um grande desejo, participar de ...